Videos

Biografia

Sou matemática e filósofa, professora da UFRJ, pesquisadora e mãe. Sempre acreditei que a educação era o caminho e dediquei boa parte da minha vida à formação de professores. Atuei a favor das cotas, da expansão da universidade pública e da rede federal de ensino. Com o desgoverno Temer, começaram os ataques à universidade e à ciência, mas não esmorecemos: atuamos fortemente contra o fim do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e contra a aprovação da Emenda Constitucional do Teto de Gastos, a #PECdoFimdoMundo. Coordenei a campanha Conhecimento sem Cortes mostrando em defesa do investimento público em educação, cultura, saúde, ciência e tecnologia. Agora resolvi encarar o desafio de ser candidata a deputada federal. É hora de renovar a política e defender a democracia!

Pautas

É hora de decidir o voto! Neste vídeo apresento as principais razões para votar 5010. Ajudem a divulgar nesta reta final da campanha! Pela educação, pela ciência, pela cultura, pela saúde e por mais mulheres na política!

Um novo modelo de desenvolvimento sustentável e que encare a natureza como fazendo jus a direitos é fundamental para a renovação das esquerdas e da democracia no Brasil. Conheça as minhas propostas para esta área. #SouTati5010

O combate às desigualdades exige um novo pacto capaz de atualizar os princípios que deram origem ao Estado de bem-estar social. Eu acredito que a Renda Básica Universal (RBU) é bom caminho para alcançarmos esse objetivo.

Precisamos de ações para enfrentar o descrédito na política e a crise da representação. A desigualdade na representação de homens e mulheres é enorme no Brasil. Por isso, quero propor a reserva de 50% das cadeiras nas casas legislativas para mulheres. #MulheresNaPolítica

Minha pauta de defesa do investimento em ciência, tecnologia e cultura como saída para um novo modelo de desenvolvimento mais justo, sustentável e tecnológico.

Minha primeira pauta: derrubar o Teto de Gastos! Em defesa da educação, da saúde, da universidade pública e da ciência e tecnologia. Para um ensino democrático e para o Brasil voltar a ter um projeto de futuro. #TatianaRoque5010

Apoios

Renato Noguera, professor de filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, também declarou apoio à campanha. Vamos juntos e juntas! #SouTati5010

Recebo com orgulho o apoio do poeta Ricardo Chacal. Apoie também esse projeto: vote 5010! #SouTati5010

Continuamos com a nossa série de vídeos de apoiadores #SouTati5010. Recebo com orgulho o apoio da @Jacqueline Muniz, antropóloga e cientista política. Vamos juntas!

Grande apoio de Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação, à minha candidatura, reforçando a importância da defesa da educação. Apoie também esse projeto: vote 5010! #SouTati5010

Heloisa Buarque de Hollanda é Tatiana Roque 5010

Leonel Brizola Neto, vereador pelo PSOL do Rio de Janeiro, é 5010. Um apoio super importante para a campanha. Vamos juntos! #SouTati5010

Italo Moriconi, poeta e professor da UERJ, também declarou apoio à campanha. Vamos juntos e juntas! #SouTati5010

Mais apoios para a campanha! Denise Pires e Roberto Medronho também são 5010, professores respectivamente, da Biofísica e da Medicina da UFRJ.

Silvia Ramos, cientista social e pesquisadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania, também declarou apoio a campanha. Vamos juntos e juntas! #SouTati5010

Foi com imensa alegria que recebi o apoio dos Mestres de Bateria do Carmelitas, bloco no qual fui a primeira mulher a tocar caixa, em uma época em que somente os homens ocupavam determinados espaços, inclusive em blocos de Carnaval. Vida longa ao Carmelitas! Vamos juntos! #SouTati5010

Mais um apoio muito importante para a nossa campanha. #SouTati5010

Estamos na reta final e a campanha ganha cada dia mais apoios. @Bruna Werneck Canabrava também é 5010. #SouTati5010

A antropóloga e cientista social Rosana Pinheiro-Machado apoia a minha candidatura. Vamos Juntas! Vote 5010! #SouTati5010

Letícia Oliveira, professora da UFF e representante do GT na Capes de Equidade de Gênero, declarou apoio a campanha. Vamos juntos e juntas! #SouTati5010

Francisco Valdean – Fotógrafo, formado na Escola de Fotógrafos Populares, e realiza pesquisas sobre as narrativas fotográficas da favela da Maré. Estou muito feliz de contar com esse apoio. Estamos juntos, Francisco! #SouTati5010

Beatriz Resende, professora da Faculdade de Letras da UFRJ, também declarou apoio a campanha. Vamos juntos e juntas! #SouTati5010

Almocei hoje com o querido Jeferson Monteiro, criador da Dilma Bolada. Ganhei um presentão: este vídeo de apoio enfatizando a necessidade de uma bancada da esquerda em defesa da ciência e da cultura.

Grande apoio do parceiro Gregorio Duvivier à minha candidatura, reforçando o projeto de renovação da esquerda. Apoie também esse projeto: vote 5010! #SouTati5010

Jerson Lima é Professor no Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ e Ex-Diretor Científico da FAPERJ. Mais um apoio super importante para a campanha. Vamos juntos!

Recebo com orgulho o apoio de Maria Lucia Werneck, que me sucedeu na presidência da Adufrj-SSind. Ela é referência na área de seguridade social e vem se destacando na defesa da UFRJ. Estamos juntas nessa luta!

Ivan Valente, Ex-presidente nacional do PSOL, Deputado Federal e atual líder do PSOL na Câmara dos Deputados.

Depoimentos, Debates e Entrevistas

Amanhã as mulheres estarão unidas para dizer #elenao. Vamos todas e todos!

Saiu nosso jingle! Estamos entrando na reta final da campanha e precisamos de muita energia. Está sensacional! Vamos compartilhar, decorar,sambar, tocar, e cantar e cantar e cantar: É 5010! É 5010!

É imprescindível lutarmos contra o fascismo que tem crescido no Brasil. O inominável, infelizmente, vem com força, mas cabe a nós, mulheres, mostrarmos que somos mais fortes ainda.

Jairo Nicolau é um cientista político brasileiro especialista em sistemas eleitorais. No vídeo Jairo explica por que não é uma boa ideia votar em legenda partidária nessas eleições.

Discurso de lançamento da minha pré-candidatura a deputada federal pelo PSOL. Foi um ato em defesa da universidade pública e de um país sem privilégios; da reinvenção e da unidade das esquerdas; da renovação política e da representatividade feminina na democracia. Saímos daquela noite com muita energia para ocupar a política e contribuir na luta por um Brasil melhor!

Resumo da campanha Conhecimento Sem Cortes.

Tive uma ótima conversa com Guilherme Boulos sobre as mudanças no mundo do trabalho.

Nesse vídeo apresento a minha trajetória e as pautas que defendo.

Nessa fala exploro a maneira como a Universidade pode contribuir para a formação de professores para o Ensino Básico, e os desafios da educação para preparar os alunos para as mudanças no trabalho do mundo contemporâneo.

Alexandria Ocasio-Cortez representa a renovação da política.

Minha crítica a controversa pesquisa feita pelo Ipea em abril 2018, que diz que o ensino de filosofia e sociologia na escola prejudica o desempenho dos alunos em matemática.

As mudanças no trabalho do mundo contemporâneo geradas pela automação e a robotização criam novos desafios para a vida no século XXI.

Ato de encerramento da nossa campanha #ConhecimentoSemCortes em Brasília, onde entregamos nossa petição com mais de 82.000 assinaturas nas mãos do presidente em exercício no senado, na época, o senador Cássio Cunha Lima. Rodrigo Maia também recebeu a nossa petição.

O que as empresas da educação querem fazer no ensino básico?

Estamos aqui no Ato em defesa do Museu Nacional. Sentimento de tristeza e revolta com tudo que estamos vivendo. Conversei Lorelai Kury, que é pesquisadora de história da ciência e conta um pouco sobre as perdas inestimáveis do acervo.

Luiz Pinguelli Rosa, que já foi diretor do Fórum de Ciência e Cultura, responsável por administrar o Museu Nacional, explica a construção do prédio anexo que permitiu salvar a coleção de invertebrados. Iniciativas como essas são difíceis, cheias de obstáculos, mas são possíveis e necessárias.

No dia 28/8 a Lei da Anistia completou 39 anos. Para debater a importância da data Tatiana Roque entrevistou a cineasta Lúcia Murat, uma das referências na luta contra a ditadura militar.

Debate sobre o trabalho no século XXI, com Laura Carvalho, Fernando Haddad, Ruy Braga, e Marcelo Freixo. Organizado pelo Quero Prévias na Casa do Povo em SP.

O sistema político está se fechando para impedir o pedido que da rua. Por isso contamos com o apoio financeiro daqueles que acreditam na nossa proposta. Ajude a financiar a campanha!

Cobertura do lançamento da nossa pré-candidatura. Com a participação de Luiz Pinguelli Rosa, Lígia Bahia, Ursula Vidal, Manuelle Matias, Neli Almeida, Vítor Guimarães, Juliano Medeiros, Tarso Genro, Chico Alencar e Tarcísio Motta